Currículo e Premiações

Gato Preto II

Curta-Metragem “Gato Preto”/ Foto: Caio Rodrigues

Ator, bailarino, encenador, produtor e pesquisador teatral nascido e radicado em Porto Alegre, protagonizou alguns dos espetáculos gaúchos mais expressivos e premiados dos últimos anos. Recentemente agraciado com o Prêmio Açorianos de Melhor Ator em 2013 pelo espetáculo Natalício Cavalo. Bacharel em Teatro e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi  bolsista de iniciação científica (BIC-UFRGS) na pesquisa O processo de ensaios como um mecanismo de relações – metodologias de criação cênica e procedimentos do encenador, sob orientação da Profa. Dra. Patricia Fagundes. Atualmente trabalha como ator colaborador da Cia Rústica de Teatro e como integrante da Ato Cia Cênica. Desenvolve ainda o projeto de pesquisa intitulado “Ecopoética – A Possibilidade da Arte Sobre as Águas de Porto Alegre”, ganhador do prêmio Décio Freitas e financiado pelo Fumproarte através da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, sob orientação da professora doutora Mônica Dantas (UFRGS).

Hamlet

Hamlet Máquina/ Foto: Marina Mendo

Trabalhou ativamente como integrante do grupo Teatro Sarcáustico até o final do ano de 2012, exercendo as funções de diretor, ator, dramaturgo e também professor junto ao Núcleo de Formação de Atores do grupo. Trabalha ainda com projetos audiovisuais para cinema e também como bailarino da Muovere Cia de Dança, realizando pesquisas em dança contemporânea. Iniciou sua carreira como aluno do grupo Depósito de Teatro, tendo realizado montagens como A Ópera dos Mendigos com direção de Roberto Oliveira, Nossa Senhora dos Afogados com direção de Plínio Marcos Rodrigues e Pequenos Tormentos do Cotidiano com direção de Daniel Colin. Ainda no Depósito de Teatro participou como ator do projeto Nelson Despedaçado. Trabalhou junto à Fundação Thiago de Moraes Gonzaga como ator no projeto “Vida Urgente no Palco”, participando da montagem de Exército de Sonhos. Junto ao Teatro Sarcáustico participou de montagens como IntenCidade 1º Voar, A Vida Sexual dos Macacos, Jogo da Memória (Indicação ao Prêmio Tibicuera 2008 – Melhor Ator), A Noiva Quer Casar e Wonderland e o que M.Jackson encontrou por lá (Ganhador de 4 prêmios Açorianos e dois prêmios Braskem em Cena 2011).

Breves

Foto: Marina Fujiname

Participou dos projetos de dança contemporânea Interações Estéticas Dalí Daqui, OLHO3 e Feedback, todos coordenados pela coreógrafa Jussara Miranda e pela Muovere Cia de Dança. Recentemente estreou os espetáculos Sobre Saltos de Scarpin, com direção de Tainah Dadda; Desvio, com direção e coreografia de Jussara Miranda, Jezebel de Carli e Diego Mac e Breves Entrevistas com Homens Hediondos (Prêmio Braskem em Cena 2012 de melhor espetáculo e 3 Indicações ao Prêmio Açorianos 2011 – Melhor Ator, Diretor e dramaturgo) em que dirigiu e atuou com o restante dos integrantes do Teatro Sarcáustico.

No cinema participou dos curtas-metragens Melindrosa (2007) com direção de Anna Carolina; Retratos (2007) com direção de Caio Ramos; Tudo Somos Imagem (2009) com direção de Pedro Risse; Bengalas (2009) com direção de Paula Martins (Indicação a Melhor Ator no Festival Art Déco de Cinema em São Paulo); O Cão (2010) com direção de Abel Roland e Emiliano Cunha; Papéis Embaralhados (2010) com direção de Fernando Muniz; Resiliência (2011) com direção de Juba Bezerra; Férias (2011) com direção de Iuli Gerbase; 27 Corações (2012) com direção de Cris Aldreyn; Gato Preto (2013) com direção de Caio Rodrigues e atuou ainda no longa-metragem Cinco Maneiras de Fechar os Olhos (2011) sob a direção de Gabriel Motta. Integrou ainda o elenco das séries Para que Servem os Homens (RBS TV – 2013) com direção de Eduardo Wannmacher e Vicente Moreno; Ocidentes (TVE) sob a direção de Fabiano Souza e estreia prevista para 2014; e Animal (Globo), sob a direção de Paulo Nascimento e estreia prevista  para agosto de 2014.

foto

Curta-Metragem “Cedo”/ Foto: Vicente Moreno

Dirigiu ainda o espetáculo Breves Relatos dentro do Núcleo de Formação de Atores do Teatro Sarcáustico, atuou como diretor e performer no projeto de performances urbanas Porto – A Cidade como Palco de uma Anti-Diáspora (Prêmio FUNARTE artes cênicas na rua – 2011)   e protagonizou o espetáculo O FEIO (Prêmio Açorianos 2012 de melhor espetáculo, Prêmio RBS Cultura de melhor espetáculo pelo júri popular e Indicação ao Prêmio Açorianos – Melhor Ator) junto à ATO Cia. Cênica sob a direção de Mirah Laline. Atuou ainda como diretor, produtor, dramaturgo, cenógrafo e integrou o elenco do espetáculo infantil Aventuras no Fundo Mar, tendo recebido por este indicações em todas as categorias do Prêmio Tibicuera de Teatro 2012 e consagrando-se vencedor nas categorias Melhor Produção, Iluminação e Cenografia, tendo recebido também o Troféu RBS Cultura de Melhor Espetáculo pelo Júri Popular.

Na Cia. RÚSTICA de Teatro, uma das mais expressivas e premiadas companhias teatrais do sul do Brasil, integra o elenco do espetáculo Natalício Cavalo (Prêmio Açorianos de Melhor Ator 2013, Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2012 e Prêmio Braskem em Cena 2013), e das performances urbanas Cidade Proibida (Prêmio FUNARTE artes cênicas na rua – 2012) e Desvios em Trânsito (Prêmio Funarte artes cênicas na rua – 2010).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s